terça-feira, 31 de agosto de 2010

Para profª - O novo fim...

...Perdendo o apoio do dedo a derreter-se debaixo dela, começou a afundar também. Luciana Fez a única coisa que podia gritar em desespero:
-Magen! Palar! Torre forte! Eloim! Socoooroo!
-Lu! Lu!... Acorde! Você está sonhando, querida acalmou –a a mãe
-Há quanto tempo estou dormindo? – Perguntou assustadíssima.
-Faz uns cinco minutos que você cochilou aí, no sofá! Chegou muito cansada da faculdade, né?
-Eu sonhei que tinha dormido quinze anos seguidos!
Se eu deixasse, você dormiria mesmo!
-Mãe é serio! Foi o sonho mais maluco da minha vida.
Tudo parecia verdade.
-Ai, ai filha é melhor você descansar deve esta cansada da faculdade. O futuro ta ai e você não pode dar mole.
- Não! Não quero dormir...vou sair um pouco tenho que pensar.
- Mas pensar no que minha filha?
- Como você mesma disse o futuro ta ai e a gente não pode dar mole.
- Hã?...- Disse a mãe de Luciana sem entender do que a filha estava falando.

Luciana então saiu de casa. Do outro lado da rua havia um menino sentado com uma cesta no pé meio cabisbaixo.
- Oi! Disse Luciana tentando se enturmar.
- Oi! Respondeu o menino olhando para o rosto de Luciana.
- O que um moleque como você está fazendo aqui na rua sozinho com uma cesta desse tamanho?
- Estou doando essas mudas e essas sementes as pessoas para que plantem arvores...mas ninguém me escuta, ninguém quer nem pegar as mudinhas.
- E você acha que ficando ai parado vai adiantar alguma coisa? Vamos! Eu vou te ajudar!
Luciana e o garoto improvisaram um palco e Luciana começou a falar...
- Vocês já pensaram alguma vez no futuro?
Algumas pessoas pararam o que estavam fazendo e começaram a observar de longe.
- Em? Estou fazendo uma pergunta! Quem já parou pra pensar no futuro? Eu já! E a senhora ai?- Falou ela apontando para uma senhora de azul que passava na rua naquela hora.
A senhora meio constrangida respondeu com a voz bem baixinha.
- Sim...
- Diga mais alto minha senhora!
- Sim! – Respondeu a senhora obedecendo às ordens de Luciana.
- E com o que a senhora pensou?
- Bem...com varias coisas. Meus filhos crescerem e terem um bom trabalho.
- Muito bom!
- E você rapaz. Ja pensou o que quer para o futuro – Disse Luciana para um rapaz que ouvia atentamente o que ela falava com a senhora.
- Eu? Bom, eu penso em me formar e ser um grande empresário.
Nessa hora varia pessoas se aproximaram para ver o que estava acontecendo.
- Legal! Empresário do que?
- Do ramo alimentício. Meu pai tem uma micro-empresa, e eu pretendo dar continuidade aos negócios.
- E o senhor?- Perguntou ela a um senhor de idade que olha de longe.
- Eu, minha filha? Nem penso no futuro, já so velho, que futuro a de me restar?
- Mas suponho que tenha filhos e netos, não é?
- Tenho sim! E por que a pergunta?
- Se o senhor tem filhos e netos provavelmente quer o bem deles.
- Sim, quero sim. Mas por que tanta pergunta posso saber.
- É que esse meu amiguinho aqui do meu lado tem umas mudas e sementes de arvores aqui com ele. Só que ninguém quer ajuda-lo a plantar elas.
- Sim, e daí? – Disse uma mulher que acabava de chegar.
- E daí que se vocês realmente pesam no futuro, proponho a vocês que peguem essas mudas e essas sementes e as plantem.
- Mas quem disse que eu quero plantar arvores?!- Disse a mesma senhora com tom de deboche.
- É, são esses pensamentos que fazem o mundo estar assim hoje. É! Por que plantar uma arvore? Por que economizar água? Por que não poluir?...Eu tenho a resposta! Nos não estamos acordados, temos que abrir os olhos! O planeta esta pedindo socorro, são florestas inteiras sendo desmatados, calotas polares derretendo, animais em extinção. Se não começarmos hoje o que será do futuro?
- Você meu senhor e minha senhora, você querem um bom futuro para seus filhos e netos, mas como se o mundo que vocês estão deixando pra eles é um mundo destruído. E você meu rapaz quer levar adiante os negócios do seu pai, mas se não haver recursos naturais ate lá isso será um sonho impossível. Não deixem para a ultima hora o que você pode fazer e deve fazer hoje. Estou pedindo a vocês que levem uma muda só, uma única semente, vocês vão ver que não é difícil e a sensação de dever cumprido é gigante. E logo depois vocês vão ver que é fácil, cuidar do mundo não é difícil.
- Mas aonde plantar uma arvore se não há espaço?- Perguntou um homem levantando a mão lá no fundo.
- Em qualquer lugar, monte um pequeno jardim na frente de casa, procure um lugar livre, só não deixe de tentar. E não se limite a só isso, não polua, economize, seja consciente, medidas simples fazem toda a diferença . Vamos deixar de ser egoístas e pensar no futuro da terra. A vida pede socorro!
Nesse instante todos aplaudiram Luciana e queriam pegar a sua semente ou a sua muda de arvore. No final não havia sobrado uma para contar historia.
- Muito obrigado mesmo Luciana.
- De nada... Espera como sabe o meu nome?- Disse Luciana sem se lembrar de ter dito o nome para o garoto.
- Eu sei o nome de todos! Exclamou o garoto já dando as costas para ir embora.
- Você sabe o nome de todos...como assim? Disse ela já correndo atrás dele para esclarecer essa historia.
- Ei garoto! O nome de quem você sabe?
- De todos aqui hoje, de você da sua mãe, sei ate do sonho que você teve hoje.
- Do meu sonho? – Disse Luciana com cara de que não estava entendendo nada.
- Espera! Eu te conheço?!
- Claro! Não se lembra de mim? Estou sempre com você.
- Comigo?
- É!
- Mas... Como é seu nome?
- Eu tenho vários mais se preferir pode me chamar dos antigos... Margen, Palar...se quiser ate de Deus. Eu só quero que você me ajude a passar um S.O.S. E você sabe muito bem do que eu estou falando. – Disse ele sumindo no meio da multidão que passava por lá.
Luciana então viu que talvez aquele sonho tinha sido um recado e que de agora em diante ela teria uma missão. Uma missão a favor da vida, ela tinha que passar um S.O.S, o “S.O S A VIDA PEDE SOCORRO”.

2 comentários:

  1. Bruna gostei mt do seu final,interessante e diferente dos que eu vi.Comecei a ler e não conseguia mais parar.
    Bj0o

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bruna!
    Excelente o seu final! MUITO BOM MESMO!!!
    Prepare-se! Dia 18/10 o autor do livro confirmou sua presença em nossa escola, ou melhor, iremos ao SENAI para assistir sua palestra e, ao final, alguns alunos poderão fazer perguntas a ele. Você já está escalada! Vá pensando na pergunta que quer fazer.
    Quem sabe você não queira sugerir a ele este novo final?
    Beijo
    Profa. Marilsa

    ResponderExcluir